Yola Catiana Moreira de Araújo  também conhecida como Yola Araújo, é uma cantora angolana, considerada um dos nomes sonantes da música angolana. Possui diversos álbuns lançados no mercado de sucesso e diversos hits como Quadradinha, Não é justo não, Eu sou feat Fabious, Página Virada entre outros. É mãe de dois filhos: Ayani Costa e Jason Costa ambos do relacionamento com Fredy Costa.


Começou a fazer coros e hoje é uma das vozes femininas mais respeitadas da música angolana. Simples, discreta, com uma vida pacata.

Nasceu na Lunda Sul mas sempre viveu em Luanda, no bairro do Sameko. A vontade de cantar veio da juventude, quando se habituou a ouvir outras cantoras e a ver os primeiros espectáculos. Como tinha algum jeito, começou a fazer coros para outros artistas em 1997, um primeiro passo que lhe deu a oportunidade de entrar no meio musical. Conheceu pessoas e projectos e, em 1999, juntamente comMargareth do Rosário e Djamila D’elves arrancou com o grupo Melomanias.

Um projecto que teve um grande impacto no final dosanos 90, ligado a um novo movimento da música angolana onde o kizomba e o semba se misturavam sem quaisquer complexos. Foi o seu primeiro cartão de visita.
O grupo acabou por desfazer-se, cada uma delas queria seguir carreira a solo. A primeira a sair foi Margareth e depois foi ela.

Em 2011 lanca o seu primeiro álbum a solo intitulado“Sensual”. Um trabalho que foi muito bem recebido pelo público. Isso valeu-lhe ganhar rapidamente notoriedade e colocar-se, na altura, entre os novos nomes da nossa música. Este foi um trabalho que ela fez quase 90% das músicas, sendo que as músicas foram feitas fundamentalmente peloJorge do Rosário. Há também uma faixa do Manu Soares.
Ela não tem conhecimento musical no ponto de vista de formação. Pois ela nunca estudou a música. Ela faz as letras e entrega aos produtores, que depois fazem as melodias sobre as palavras. 

Em 2003 tem um grande sucesso com o seu segundo disco produzido pelo HEAVY-CUm Pouco Diferente, que ganhou uma nomeação com um disco de prata. Sendo que em 2006 lança Diferente e Mais um Pouco. É também premiada em diversos concursos e por várias instituições. Um trajecto que a leva a fazer muitos espectáculos pelo mundo e a desenvolver parcerias com outros músicos. Vai solidificando a sua carreira juntamente com a vontade em melhorar a sua voz e a sua presença em palco.

Com toda a simplicidade construiu uma carreira sólida, pois ela se precupa em fazer sempre o melhor.

Discografia

  • 2001: Sensual
  • 2005: Um Pouco Diferente
  • 2007: Diferente e mais um Pouco
  • 2010: Em Nome do Amor
  • 2014: A Fada do Amor
  • 2012: Team de Sonho I
  • 2015: Team de Sonho II
  • 2018: Team de Sonho III